Ao nos propor um con-viver performático com César Vallejo (não se
trata já de apenas ler), a partir de uma partitura de inscrições (não se
trata mais de escrever) musicais (a marinera e suas fugas e síncopes
etc.) e sexuais (amores com Otilia e suas ramificações) vinculada
organicamente à cultura andino-mestiça dos arrabaldes festivos em
formação e movimento da Lima dos 1900 e poucos, Pedro Granados impugna,
de chofre, as consabidas interpretações político-essencializantes e nos
abre, em leque risonho, o vaivém diagramático de Trilce aos textos de
antes e depois. O mesmo Vallejo viria a dizer mais tarde, nos Poemas
Humanos: “Quiero escribir, pero me sale espuma” /(...) “Quiero escribir,
pero me siento puma”, como a mencionar essa coisa toda vinda de baixo,
dos lados e de dentro que abalroa as palavras.
Desse modo são
postos em ação e presença, através de glossolalias e mesclas
rítmico-poéticas represadas no papel (em ziguezague com a rua e suas
gingas e cadências), aquilo que uma crítica acabrunhada não consegue
ver: os aspectos gozosamente múltiplos e variantes de uma cultura
índio-mulata que não se explica pelos dualismos ocidentalizantes
(interno e externo, cultura e natureza, signo e referente) de plantão e
ainda em voga. Trilce (todas essas aves falando dentro da boca) seria o
espaço mítico de máxima concentração e contração sintáticas desse
excesso metonímico em que, “a modo de un indigenismo minimalista
incluyente”, não se produz sentido, mas um território de possíveis que
encadeia as alteridades (mapeado pela tendência dos povos ameríndios à
incorporação barroquizante do exógeno assimétrico).
Mais ou
menos: nunca podemos saber o que é o outro, mas podemos tê-lo em nós. Ou
como diria o próprioVallejo: “Índio después del hombre y antes de él!”.
Por isso, vai desdobrando o vallejista peruano, não se pode pensar uma
filosofia ameríndia, já que não podemos ser pensados a partir da
“evolução” do pensamento do Ocidente, e a partir de um modo de
conhecimmento apenas humano-racional, o que é poética e
antropologicamente grave. Daí serem tão importantes, com Pedro Granados,
as análises erótico-numéricas (“h(n)úmeros para bailar”), em que o
cholo de Santiago de Chuco/Trujillo/Lima/Paris destrincha e dissipa, na
confluência das comissuras do sexo, dos contornos da dança e da
marchetaria oralizante, e junto a pertinentes acontecimentos
biografemáticos (veja-se a saga Otilia/mãe/filho abortado etc.), as
batidas sínteses e dialéticas pós-coloniais, pós-hegelianas e
pós-modernas, sempre sucessivas e epocais, em curso. Sequer o conceito
de modernidade pode conter um campo de relações em contínua reversão
progressivo-regressiva, visto que as transformações desviantes e as
metamorfoses impedem toda ordenação estrutural fixa.
Daí ser de
tanto interesse, neste Trilce de Pedro Granados, a interação, na
acupuntura dos versos e estrofes, entre um devir-índio, um devir-crioulo
e o devir-qualquer-coisa, essa entrada dos objetos da paisagem nos
corpúsculos e interstícios (Lezama Lima) do poema, mapeados rizomática e
silabicamente pelos ensinamentos, cromatismos e gestos gráficos do sol e
do mar.
Amálio Pinheiro
PUC – São Paulo